top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Isabela Suarez fala sobre a evolução e os desafios na gestão da Ilha dos Frades

Em atuação desde 1999 na Baía de Todos-os-Santos, a Fundação Baía Viva, que administra a Ilha dos Frades, segue enfrentando contínuos desafios. Desde a completa transformação do arquipélago, críticas ao modelo e superação através de sucessivas transformações na ilha, até o reconhecimento internacional pelas práticas de sustentabilidade que realiza ao longo destes mais de 20 anos.

Foto: Site Mar Bahia

Durante a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul nesta terça-feira (5), o Mar Bahia conversou com a gestora da Fundação, Isabela Suarez, sobre os avanços e perspectivas neste período, sobretudo com as estratégias para a chegada do Verão.


"A cada ano que passa, o fluxo de visitantes na Ilha dos Frades é cada vez maior. Por isso, reforçamos a boa qualidade dos serviços frente à esta demanda crescente, mas que entendemos que deve ser limitada. Você não pode pensar que a Ilha dos Frades pode receber a mesma quantidade de outras praias da Baía de Todos-os-Santos. Nesse sentido, a qualificação do Selo Bandeira Azul trabalha também nessa esteira, de que este lugar tem limitações".

Foto: Site Mar Bahia

"Observe que o próprio ordenamento jurídico e o próprio perímetro da área de proteção cultural e paisagística dialogam neste sentido. Também as políticas públicas, em parceria com as iniciativas privadas, vêm sendo implementadas, justamente para este controle fundamental na preservação da ilha. Imagine se todos os barcos que chegam aqui pudessem se aproximar da praia, não existiria a tão desejada balneabilidade que existe aqui".

Veja também:


Além disso, Isabela destaca a evolução e importância do trabalho de educação ambiental realizado. "Invariavelmente, recebemos novas ideias para seguir evoluindo da melhor forma nestas práticas, sobretudo o uso e descarte de descartáveis, se valendo de tecnologia, inovação e informação para que esse comportamento do uso consciente se torne cada vez mais fácil. É um trabalho contínuo no descarte de resíduos", conta.


A Ilha dos Frades recebe atualmente cerca de 1500 a 1800 pessoas por dia, fora as embarcações que aportam no entorno da ilha. O local é o mais visitado por baianos e turistas na Baía de Todos-os-Santos, sendo um destino reconhecido como um dos melhores do mundo.







1 comentário

1 Comment


Jack Wicks
Jack Wicks
Dec 28, 2023

A ilha dos frades está sendo devastada com um pseudo argumento de selo da bandeira azul. Está sendo toda murada no entorno das praias, aterrando pedras e agredindo toda a flora marinha. basta ver fotos aéreas para constatar a devastação da mata nativa.

Like
bottom of page