top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Historiador realiza palestra sobre saveiros no Museu Aleixo Belov

Nesta sexta (11), às 15h, o historiador e professor *Rafael Dantas ministrará uma palestra especial sobre a história dos saveiros no Museu do Mar Aleixo Belov. A apresentação será transmitida pelo YouTube no canal do Museu Belov e no Instagram @museudomar.aleixobelov e @rafadantashistorart.

Foto: Site Mar Bahia

Veja também


Os saveiros eram o elo de uma corrente visível no ato de saída e chegada das embarcações nos portos recôncavo a dentro. Símbolo maior da relevância das atividades marítimas que evidenciaram Salvador e a Bahia no mundo. Nesse tabuleiro móvel guiado pelos braços fortes de mestres saveiristas e pelo mar, embarcação e homem foram moldados e moldaram seu entorno. Com o passar do tempo os saveiros tornaram-se um ícone enigmático pintado, cantado e presente em romances e nas fotografias de artistas como Caymmi, Jorge Amado e Verger. Em meio ao rareamento das embarcações histórias e tradições persistem nos mares baianos.


*Rafael Dantas é historiador e professor formado pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador na área de cultura material e iconografia com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia nos séculos XIX e primeiras décadas do século XX. É colunista de patrimônio, história e turismo, consultor de assuntos históricos e culturais e artista plástico. Atualmente é assessor especial na Secretaria de Turismo da Bahia.

0 comentário
bottom of page