top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Especial Verão: as matérias mais buscadas da estação no Mar Bahia

Velejar, mergulhar, remar, saborear, passear...o Verão inspira ainda mais baianos e turistas a curtir o mar e suas infinitas possibilidades; e são muitas as matérias que fizemos com dicas para aproveitar tudo isso. Confira agora este especial que reúne as dez matérias mais acessadas do Mar Bahia este mês e navegue à vontade!

Foto: Submerso Sup Dive

Uma das perguntas que mais nos fazem aqui no Mar Bahia é: onde posso começar a aprender a velejar? E além de recorrente, essa procura é crescente, sobretudo em tempos de pandemia, quando muita gente abriu os horizontes para outras possibilidades de se viver ou relaxar, fora dos padrões convencionais em terra. A gente conversou com algumas escolas e reuniu aqui um resumo super especial para ajudar quem quer entrar no mundo da Vela.


A Baía de Todos-os-Santos promete ganhar novos capítulos nos próximos anos. Com roteiros turísticos que ainda datam de 30 anos, as intervenções náuticas e culturais promovidas pelo Governo do Estado, através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Bahia), através da Secretaria de Turismo - Setur (BA), com recursos do Estado e financiamento do BID, na ordem de US$ 70 milhões, trazem um novo fôlego para os diversos setores e engrenagens do turismo.


Estar a bordo de um veleiro, uma prancha, um saveiro...seja qual for a modalidade náutica, o prazer será garantido. Mas, você já imaginou remar em um caiaque transparente, vendo um pouquinho das belezas escondidas do fundo do mar?


Não importa como você vai chegar. Por mar ou por terra, o Bar da Mônica, na Gamboa de Baixo, é um point obrigatório para quem deseja experimentar frutos do mar e se deliciar com uma das vistas mais privilegiadas da Baia de Todos os Santos.

Foto: Baía Viva

Quem ainda não descolou um passeio de barco pela Baía de Todos-os-Santos (BTS) neste Verão, que levante a mão. E quem ainda não ouviu falar na badalada Ilha dos Frades, levanta as duas!


Nada da moqueca, acarajé, peixe frito ou qualquer prato típico da culinária baiana. O negócio de Danilo Silva Conceição, morador da região do Solar do Unhão, em Salvador, é comida japonesa - e entregue também diretamente nas embarcações que passeiam pela Baía de Todos-os-Santos. Mais conhecido no meio náutico como Danilo do Sushi, o baiano de 28 anos conversou com o Mar Bahia e contou um pouco da sua história.


Pouco mais de 60km* separam Salvador de um dos mais belos, históricos e sossegados destinos da Baía de Todos-os-Santos: o município de Jaguaripe. O Mar Bahia desembarcou neste paraíso, que preserva suas características essenciais, enchendo nosso coração salgado de paz e simplicidade.


Todo dia é dia de cultura, mas às quartas-feiras, baianos e turistas têm um motivo a mais conhecerem ou voltarem a visitar pelo menos quatro museus à beira-mar em Salvador: os espaços Pierre Verger, Carybé, o Museu Náutico da Bahia e o Forte do Mont Serrat - todos com entrada franca neste dia da semana.


A Bahia tem inúmeros paraísos dentre os seus destinos, mas sempre tem aquele que, apesar da passagem do tempo, preserva a sua essência e faz a gente querer voltar. Boipeba é um deles. Localizada na Costa do Dendê, a ilha fica a cerca de 50 milhas de Salvador, em uma viagem longa, que vale cada minuto de espera para desembarcar em um paraíso. O Mar Bahia passou por lá e destacou alguns dos roteiros imperdíveis na ilha:


O Parque Municipal Marinho da Barra, que fica situado entre os fortes de Santa Maria e o Santo Antônio (Farol da Barra), tem se transformado em uma opção de lazer e com fácil acesso a baianos e turistas.



0 comentário
bottom of page